14 de junho de 2008

TONICHA: PAROLE, PAROLE

MELHOR DOS MELHORES
CD, MOVIEPLAY, MM 37021


FOTO: A confirmar

A Movieplay editou uma série dedicada aos cantores portugueses intitulada "O MELHOR DOS MELHORES", em 1994. A Tonicha coube o número 21.
Esta compilação inclui temas gravados para as editoras anteriores à Polygram. À cabeça da lista, vem a "Menina (do alto da serra)". Há temas de folclore: "Entrudo", "Olhos pretos", "Milho verde", "Passarinho trigueiro" e "Farrapeirinha", por exemplo.
Há também a canção que a Tonicha cantou nas Olimpíadas da Canção de Atenas nos anos 70, "Poema Pena" com letra de Nuno Gomes dos Santos e música de Nuno Nazareth Fernandes.
Está também no disco a canção do FESTIVAL RTP DA CANÇÃO de 1973, "A rapariga e o poeta". Há ainda outras canções de autores como Ary dos Santos, José Niza, Fernando Guerra e José Cid.



PAROLE, PAROLE
(Michaele - G. Gerrio / Versão: J. C. Ary dos Santos)

Engraçado, não sei que se passa comigo esta noite mas vejo-te como se fosse a primeira vez.
São só palavras
Sempre as palavras
Que nada dizem

Não sei como hei-de dizer-te, mas...
Só as palavras
... tu és o princípio e o fim da minha vida...
Palavras fáceis
Palavras frágeis
Que se desdizem
... meu amor de hoje, de amanhã
E contradizem
... de sempre...
Mas tudo acaba
Chegou o fim
Tudo me diz que dizes nada
Falando-me assim
És como a brisa que faz ondular os girassóis e rouba o perfume das rosas no seio do jardim.
Nem o mel
Nem as palavras doces
Às vezes não te consigo compreender...
Serão para mim
Mas podes bem dizê-las a quem chore
Os girassóis à noite no jardim
Eu deixo as palavras
À solta no vento
Perpassam por mim
Mas não ficam cá dentro.
Deixa dizer-te ainda uma palavra apenas...
Parole, parole, parole
Ouve-me...
Parole, parole, parole
Por favor...
Parole, parole, parole
Juro-te meu amor...
Parole, parole, parole, parole, parole
Apenas palavras
Lançadas ao vento.
É o meu destino falar-te, falar-te como se fosse pela primeira vez...
São só palavras
Sempre as palavras
Que repetias
Como eu gostava que me compreendesses...
Palavras sós
Que me ouvisses ao menos uma vez...
Palavras lindas
Palavras ocas
Que se soam falso.
Tu és o meu sonho proíbido...
Me fazem dó
A minha única razão, a minha última esperança...
Ninguém te cala
Na tua boca
Só a mentira é que me fala
Ai, deixa-me só.
A tua voz é a única música que faz dançar as estrelas no espaço...
Nem o mel
Nem as palavras doces

Se tu não existisses eu inventava-te, meu amor...
Serão para mim
Mas podes bem dizê-las a quem oiça
Os rouchinóis à noite no jardim
Eu deixo as palavras à solta no vento
Perpassam por mim
Mas não ficam cá dentro.

Deixa dizer-te ainda uma palavra só...
Parole, parole, parole
Ouve-me...
Parole, parole, parole
Por favor...
Parole, parole, parole
Juro-te meu amor...
Parole, parole, parole, parole, parole
Apenas palavras
E leva-as o vento.
És linda...
Parole, parole, parole
És linda...
Parole, parole, parole
És linda...
Parole, parole, parole, parole, parole
Apenas palavras
E leva-as o vento.




Sem comentários: